domingo, 27 de outubro de 2013

Projeto de Teatro Institucional em Angola - Sonangol Ensina em Cena

Francisco Barros, Reynaldo Lisboa, Marcia Aicram, Honório de Polls, Vírgula Capomba, Guedes Ferraz, Ana Zé (deitada), July Capemba (de pé, não continuou no projeto) e Carlos António. Elinga Teatro - Foto: Marcos Venícius.
Bem. Anteriormente, em uma postagem, já falei pra vocês sobre o Documentário "Ulonga mu Kutonoca - Ensina em Cena". Quero falar agora sobre o projeto que deu origem ao documentário.
Em 2009 a Cia. Teatral da Antiga Capital Federal uniu-se a atores do Grupo de Teatro Nós em Meio ao Caos - assim formando o que chamamos de Núcleo de Criação Teatral -  para realizar um projeto solicitado pelo Consórcio Odetech, formado pela empresa nacional Odebrecht e pela Argentina Techint. Estas empresas uniram-se para a realização da obra do gasoduto que atravessaria municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro (ver a postagem "Teatro Institucional. Boa Alternativa para Artistas e Empresas - 17/01/2010). Esta obra, pela sua natureza e amplitude, causaria impactos nas comunidades do entorno de suas atividades. Para informar as pessoas sobre a natureza da obra, seus impactos e sobre as medidas mitigadoras adotadas, foi criado um Projeto que utiliza a linguagem teatral como ferramenta didática.
Em 2012, após 8 anos de afastamento do Continente Africano - lá já havia estado no período de 2002 a início de 2005 - retorno a Angola para executar a função de Consultor em Planejamento Estratégico para a Coerência Comunicação e Imagem.
Empresa especializada em Comunicação Corporativa
Minha atividade se materializava, na prática, na construção de roteiros e direção de vídeos institucionais, elaboração de projetos de comunicação estratégica e elaboração de planos de mídia. No início de 20013, após já ter conquistado a confiança de um de nossos principais clientes - a Sonangol Logística - foi a mim externado pelo Assessor de Comunicação da Comissão Executiva desta importante empresa, a necessidade de uma proximidade maior com as comunidades afetadas pelas atividades e pela presença da empresa em suas áreas, devido aos riscos comuns ao setor petrolífero e também para que a estas fosse dado a conhecer os procedimentos de segurança e as medidas mitigadoras adotadas pela instituição estatal. De imediato lembrei da experiência que vivenciamos em 2009. Desta forma começa a acontecer em África o Projeto Sonangol Ensina em Cena. Os textos foram, por mim, elaborados, de forma a atender as necessidades da empresa. Para fazer a preparação dos atores e de dois funcionários da estatal, que não eram atores, para o desenvolvimento do projeto, convidei o Professor e Diretor Teatral, Fundador do Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias, Guedes Ferraz. Este foi
Guedes Ferraz, Marcia Aicram e Reynaldo Lisboa
 auxiliado pela Atriz e Produtora Marcia Aicram, 
que além desta tarefa, também foi responsável pela implantação do projeto em Angola e suas devidas adaptações. Um projeto para ser realizado em âmbito nacional, em 16 das 18 províncias angolanas.
Quando se desenvolve um projeto para uma empresa, temos que apresentar os resultados, pois, além do prestígio e da imagem institucional, algumas cifras são investidas em sua realização. Além de conhecermos e acreditarmos no potencial da linguagem teatral como canal de comunicação, havia um ponto que nos tranquilizava quanto a apresentação de resultados; o projeto já havia sido posto em teste aqui no Brasil e, graças a Deus, aprovado. Costumo dizer que o mais difícil para a realização de um projeto teatral é o encontro de pessoas afins, comprometidas e disciplinadas para o fazer teatral. Deu-se um maravilhoso encontro de nós brasileiros com os atores angolanos: Vírgílio (Vírgula) Capomba; Ana Zé; Honório de Polls; Francisco Barros e Carlos António, estes dois ultimos funcionários Sonangol. Ainda tivemos a contribuição do Mwamby Wassaky - figurinista e da aderecista brasileira Lúcia Reis.
Mas, a qualidade do projeto e o talento dos artistas envolvidos não resolveriam a execução do mesmo se não fosse o cliente - Sonangol Logística -  comprar a ideia e a Coerência Comunicação e Imagem -  responsável pela prestação deste serviço, incluindo a criação e confecção de todas as peça de comunicação e brindes promocionais - por confiar, acreditar e viabilizar a realização do mesmo. Desta forma, agradeço a todos os envolvidos pela oportunidade de realizar algo tão significativo para minha carreira pessoal como para Angola, através das crianças alcançadas por nossas ações de intervenção teatral. Obrigado aos meus parceiros brasileiros, Marcia Aicram, Guedes Ferraz e João Bento que encararam este desafio e o superaram com muita dignidade. Obrigado Alexandre Salcedo (Coerência) por acreditar. Obrigado Sr. Pedro Costa Lima (Sonangol) Pela sensibilidade e ousadia. (as imagens abaixo foram captadas com smartphones)
Apresentação em Lucala - Kwanza Norte - cerca de 600 crianças
Estreia do Projeto em Luanda - 900 Crianças
Roll Up do Projeto
João Bento após apresentação em Malanje
Guedes, João, Francísco e Vírgula
Reynaldo Lisboa - captando Imagens
Deslocamento entre províncias. 
Cansados, mas olha o sorrisão da Marcia. Abaixo, 
vídeo de como fomos recepcionados em Lucala - Kwanza Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.