quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Documentário: Ulonga mu Kutonoca

Ulonga mu Kutonoca é a tradução mais aproximada da Língua Nacional Angolana, Kimbundo, para a frase em português, "Ensina em Cena". Como em diversas outras línguas pelo mundo, a exemplo do inglês, o ato de encenar, interpretar, teatralizar, está diretamente associado ao "jogo" a "brincadeira". Ulonga = Ensina; mu = em; Kutonoca = Jogar, brincar, encenar. A fonte desta informação foram os próprios atores angolanos envolvido no Projeto Sonangol Ensina em Cena.
O Projeto foi desenvolvido pela primeira vez aqui no Brasil a pedido do Consórcio Odetech (Odebrecht/Techint) em 2009, com o objetivo de informar as comunidades impactadas pela presença da empresa sobre os riscos das suas atividades e os procedimentos de segurança adotados para atenuá-los.
O Projeto foi entendido por uma das subsidiárias da Petrolífera Estatal Angolana - Sonangol - como irrelevante para as suas necessidades.
A Sonangol Logística é a responsável pela armazenagem de combustíveis em Angola. Uma atividade que requer cuidados com a segurança e principalmente informação.
O Projeto Ensina em Cena utiliza a força da linguagem teatral para comunicar de forma mais contundente, porém lúdica, sobre os riscos e sobre os procedimentos de segurança adotados pela empresa e sobre a parcela de cuidados que cabe a própria comunidade.
O Teatro aqui é utilizado de forma didática para responder as expectativas da empresa e até superá-las.
O Projeto foi realizado no segundo semestre de 2013 e foi desenvolvido para atender 16 das 18 províncias angolanas.
Reynaldo Barreto Lisboa, autor do Projeto aqui no Brasil, também foi o responsável pela adaptação para o seguimento da empresa e para a realidade local, por já interagir com Angola há mais de 10 anos. Para implantá-lo em Angola, contou com a experiência e competência de Marcia Aicram e Guedes Ferraz. Marcia é atriz e produtora, que também participou da realização do Projeto aqui no Brasil. Fundadora da Cia. Teatral da Antiga Capital Federal ao lado de Reynaldo. E Guedes Ferraz, ator, diretor e pedagogo, com larga experiência em formação de atores. Fundador e diretor do CPT/DC - Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias.
Para realizar o Projeto em Angola, foram convidados atores do Elinga Teatro e funcionários da Sonangol Logística, além da valorosa colaboração do talentoso figurinista Mwambi Wassaki.
Aqui no Brasil foi destinado as mãos talentosas de Lúcia Reis e seu Assistente Adilson Lopes, a confecção de adereços e bonecos.
Através dos depoimentos de alguns destes profissionais, o documentário mostra o processo de preparação e deixa claro o legado que fica com esta troca de experiências entre artistas brasileiros e angolanos.
A Realização do Projeto se deu através da Coerência Comunicação e Imagem. Por isso, nossos agradecimentos ao parceiro de longas datas, Alexandre Salcedo, a Osvaldo Sonjamba, David Neto e Emanuel Catolo, além do Assessor de Comunicação da Comissão Executiva da Sonangol Logística, Sr. Pedro Lima e o Sr. Mateus Romão. Grato a todos os envolvidos. Este documentário, além de revelar o processo de trabalho, revela o orgulho e a dedicação de todos envolvidos neste fazer tão gratificante.

Saudações Teatrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.