sábado, 27 de junho de 2015

Espetáculo Infantil "MARGARIDA E O ESPANTALHO".

Marcia Aicram e Reynaldo Barreto Lisboa são
Margarida e o Espantalho.

Em 1996 escrevi o texto infantil "Margarida e o Espantalho". Uma bela história de amizade entre um Espantalho que queria ser criança e uma Menina que queria ser flor.
O texto é bem didático e com forte pretensão pedagógica.
De 1996 a 2000 percorremos escolas, teatros, festivais, eventos, sob a direção de Guedes Ferraz. Ainda sob a chancela do Grupo Teatral TSC - Tudo Sob Controle.
Para nós, este trabalho é uma espécie de "carta na manga". Sempre que alguém solicita um trabalho infantil, Margarida e o Espantalho ressurge.
O texto explora diversos temas que tornam o espetáculo muito atraente, principalmente para alunos e professores do primeiro seguimento: meio ambiente e a problemática da água, educação no trânsito, higiene bucal, amizade, valorização da vida infantil, rimas, geometria e aritmética.
Este ano - 2015 - decidimos retomar este trabalho refazendo toda a sua parte estética. Mas, porque?
Entendemos que diante da invasão, no teatro infantil, de produtos com forte apelo midiático, como: galinha pintadinha, peppa pig, backyardigans, entre outros, precisávamos retomar a proposta didático-pedagógica do teatro infantil; elemento que nos possibilitou êxito com o nosso trabalho, durante anos no TSC.
Flyer de expectativa da temporada em Rio das Ostras -  maio/2015

A recepção, diante deste argumento, tem sido excelente junto a escolas e unidades de ensino públicas e privadas no interior do estado do rio de Janeiro.
O espetáculo tem nos dado muito orgulho por ter, realmente, uma função nobre e por ser um produto artístico digno: um texto estruturado, personagens carismáticos e divertidos e uma estética bonita e que motiva a imaginação dos pequenos.
Para imprimir a nova estética idealizada pela direção, mais uma vez Lúcia Reis, foi acionada e   com seu talento e sensibilidade conseguiu traduzir os anseios da direção e atuar de forma bastante colaborativa neste processo.
2015 tem sido um ano muito especial para a nossa Companhia; assumimos de vez a forma contrata CIA DA CAPITAL, para nossa identidade; estamos com dois espetáculos em temporada: Margarida e o Espantalho e o adulto Tertuliano e Anatércia, além de estarmos alcançando lugares que ainda não conhecíamos, dentro e fora do estado do Rio.
Agradecemos a todos que tem nos acompanhado e nos apoiado de alguma forma. Precisamos fazer um agradecimento especial e de forma generalizada a todas as unidades de ensino que nos receberam e que iram nos receber; a todos os educadores que tem acreditado, entendido e aceitado a nossa proposta e a todos que colaboraram para este trabalho, não só agora, mas desde o nascimento deste texto em 1996 com a turma do Grupo Teatral Tudo Sob Controle.

Muito Obrigado!

Margarida e o Espantalho.

Elenco: Marcia Aicram e Reynaldo Barreto Lisboa.

Iluminação e Cenário: Reynaldo Barreto Lisboa
Figurinos e Adereços: Lúcia Reis
Músicas: Reynaldo Barreto Lisboa
Produção: Marcia Aicram
Texto e Direção: Reynaldo Barreto Lisboa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.